O guia de orientações sobre o transtorno do espectro autista teve origem na experiência do autor, Matheus Rudo, como estudante autista na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). Ela visa superar as barreiras comunicacionais, sensoriais e institucionais que dificultam a permanência e o bem-estar de estudantes autistas no ensino superior. O principal produto da iniciativa foi a criação de um guia educativo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que oferece orientações práticas e científicas para docentes, técnicos, estudantes e gestores, com foco na construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo.

A metodologia incluiu pesquisa acadêmica, análise de documentos institucionais, e revisão colaborativa com outras estudantes autistas, garantindo a representatividade da experiência. O guia, que já tem gerado impactos positivos dentro da FAU-UnB, foi elaborado de maneira acessível e prática, com exemplos do cotidiano acadêmico e da área de Arquitetura. O objetivo é promover a inclusão e combater o capacitismo, alinhando-se com a legislação brasileira sobre acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência.

Equipe:

Matheus Rudo - Autor

Gabrielle Lima Oliveira - Revisora

Isabela Silva Cunha Martins - Revisora

Ana Paula Campos Gurgel - Orientadora

premiofau