DIPLÔ 2 — Trabalhos e Orientadores (2025)

Desvalar o oculto: Narrativa do espaço de reabilitação

Aluno(a): BEATRIZ MENEZES LIMA – Matrícula: 170025420

Orientador(a): Luciana Sabóia

Tema: equipamento de saúde | Tipo: arquitetura

Descrição: Centro de Referência em Reabilitação, modalidades intelectual e motora

Abrir projeto


Casa, cuidado e convívio

Aluno(a): Laura Corrêa de Oliveira – Matrícula: 200021966

Orientador(a): Ana Carolina Cordeiro Correia Lima

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Instituição de Longa Permanência para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Abrir projeto


Memória Viva: Centro de Referência da Mulher

Aluno(a): Maria Luísa Memória Pinho – Matrícula: 202066796

Orientador(a): Camila Guimarães

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Centro de abrigo, capacitação, empoderamento e acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade


Revitalização da Piscina de Ondas do Parque da Cidade:Um estudo sobre patrimônio afetivo, memória e requalificação urbana.

Aluno(a): Fabiana Bitar Resende – Matrícula: 190106115

Orientador(a): Oscar Luis Ferreira

Tema: Revitalizacao Patrimonial | Tipo: arquitetura

Descrição: Proposta de intervencao na Piscina de ondas do Parque da Cidade com o objetivo de restaurar o locar e ocupa-lo promovendo novas instalacoes e novos usos para o espaco


Céu de Pipas

Aluno(a): Yasmin Diodato – Matrícula: 190118741

Orientador(a): Vania Raquel Teles Loureiro

Tema: Requalificação Urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: O trabalho aborda a relação entre espaços públicos e qualidade de vida no Paranoá Parque, DF. A partir do diagnóstico de dispersão urbana, propõe a requalificação do Parque Pipas com estratégias de urbanismo tático e sustentabilidade, criando um espaço mais inclusivo e fortalecendo vínculos comunitários, sociais e ambientais.


Catetinho 2: o palácio fantasma de Brasília

Aluno(a): Luciana Coimbra de Resende – Matrícula: 190055162

Orientador(a): Ana Paula Campos Gurgel

Tema: História da Arquitetura / Patrimônio | Tipo: arquitetura

Descrição: O trabalho visa realizar um estudo arquitetônico e histórico do Catetinho e do antigo Catetinho 2 ou Residência Provisória 2, popularmente conhecido como Catetão, o qual não existe mais no local, com proposta de uma lembrança arquitetônica artística e poética com área para exposição da história do antigo Catetão.


Requalificação Urbanística no SCLRN 709/710

Aluno(a): Tulio Ribeiro – Matrícula: 222020319

Orientador(a): Ana Clara Gianecchinni

Tema: Requalificação Urbanística | Tipo: Urbanismo

Descrição: Requalificação urbanística e paisagística orientada a soluções baseadas na natureza no SCLRN 709/710. Foco na experiência do pedestre


Villa de Assis: Morada para a longevidade

Aluno(a): Janaína de Assis Silva – Matrícula: 202031567

Orientador(a): Erica Mitie Umakoshi Kuniochi

Tema: Institucional | Tipo: arquitetura

Descrição: Proposta para repensar os espaços destinados aos idosos, buscando criar um lar que valorize o convívio social, a acessibilidade e o cuidado humanizado. Desenvolvimento de um ambiente acolhedor que respeite a individualidade dos moradores e, ao mesmo tempo, estimule a convivência entre eles, promovendo atividades que favoreçam o bem-estar físico, mental e social.


Centro de apoio para mães atípicas

Aluno(a): Iasmin Alves Costa – Matrícula: 202001343

Orientador(a): Paola Caliari

Tema: Institucional | Tipo: arquitetura

Descrição: Projeto de acolhimento para mulheres mães atípicas que propõe trazer por meio dos espaços o pertencimento e apoio emocional.


LAGES: Intervenção em patrimônio histórico e religioso de Bonfinópolis de Minas - MG

Aluno(a): Tainá Brandão de Andrade – Matrícula: 211008595

Orientador(a): Ana Clara Gianecchinni

Tema: História da Arquitetura / Patrimônio | Tipo: arquitetura

Descrição: O trabalho busca indicar ações de restauro e manutenção para a Igreja de Santo Antônio das Lages, localizada em uma comunidade rural do município de Bonfinópolis de Minas-MG, além de propor em seu entorno alguns anexos para abrigar atividades culturais, turísticas e educacionais. O edifício é um bem tombado do município desde 2003, registrado no IEPHA, sendo de grande importância para a memória da população. Também é um local de celerações tradicionais que necessitam de um espaço adequado para se desenvolverem.


O cotidiano e a paisagem monumental

Aluno(a): Valquiria Costa Messias – Matrícula: 190022027

Orientador(a): Patrícia Gomes

Tema: Requalificação Urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: Proposta de intervenção urbanística e paisagística com ênfase no pedestre no Setor Cultural de Brasília

Abrir projeto


Complexo Escolar MICO

Aluno(a): Ariane Borges Barroso Moura – Matrícula: 200014820

Orientador(a): Caio Frederico

Tema: Arquitetura Escolar | Tipo: Arquitetura

Banca: Tiago Reges da Silva

Abrir projeto


Janelas ao Infinito: Hotel Cápsula em Brasília

Aluno(a): Arthur de Morais Veloso – Matrícula: 211008540

Orientador(a): Carolina Pescatori Candido da Silva

Tema: Comercial | Tipo: Arquitetura

Descrição: O projeto Janela ao Infinito propõe um hotel cápsula em Brasília, explorando a integração entre arquitetura, turismo e a paisagem monumental da capital. Com foco na otimização espacial e no conforto contemporâneo, o hotel oferece uma experiência imersiva, valorizando a vista imponente da cidade e seus principais marcos.


Estação Intermodal - Campus Darcy Ribeiro

Aluno(a): Vinícius Ribeiro Franco – Matrícula: 200028570

Orientador(a): Ana Clara Gianecchinni

Tema: Mobilidade | Tipo: Urbanismo

Descrição: Proposta de intervenção urbanistica e arquitetonica no Campus Darcy Ribeiro, a partir da inserção de uma estação Intermodal. Em busca de um melhoria no transporte público e acesso ao Campus, em meio ao contexto patrimonial a ser inserida a estação.


Beco das Artes

Aluno(a): Jade Araujo Lima – Matrícula: 190062819

Orientador(a): Ricardo Trevisan

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Projeto de um Centro de Artes dedicado a abrigar e promover a cultura de Ceilândia, criando um espaço acolhedor onde a população possa conhecer, vivenciar e desenvolver sua expressão artística.


Centro de Ensino Médio Integrado de Ceilândia

Aluno(a): Alanis Macena Andrade de Castro – Matrícula: 190044489

Orientador(a): Ricardo Trevisan

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: O projeto propõe a criação de um Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional em Ceilândia, voltado a oferecer formação de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar e fortalecer a identidade cultural local.


Entre Fluxos e Permanências: Uso e Requalificação da Avenida Hélio Prates em Ceilândia

Aluno(a): Luiza Nogueira da Silva – Matrícula: 190021837

Orientador(a): Gabriela Tenório

Tema: Requalificação Urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: O projeto propõe investigar as dinâmicas urbanas da principal via de Ceilândia, analisando como a população se apropria de seus espaços públicos no cotidiano. A pesquisa busca identificar os desafios e potencialidades da avenida a partir de levantamentos da vida pública e análise do ambiente construído, resultando em uma proposta de requalificação urbanística que valorize a permanência, a acessibilidade e o convívio social, fortalecendo as relações entre as pessoas e a cidade.

Banca: Leonardo Lima e Sá


Entre o silêncio e o reconhecimento: Interpretando o legado da escravidão no Cais do Valongo

Aluno(a): Luana Oliveira Carrazza – Matrícula: 170108601

Orientador(a): Oscar Luis Ferreira

Tema: Revitalizacao Patrimonial / Requalificação Urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: Proposta de intervenção urbana/paisagística no Cais do Valongo


Parque Águas: espaços livres e rios urbanos

Aluno(a): Maria Beatriz Duarte Elage Carneiro – Matrícula: 200041142

Orientador(a): Carlos Henrique Magalhaes de Lima

Tema: Planejamento Urbano / Requalificação Urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: Inspirado em iniciativas internacionais de renaturalização de rios urbanos, este trabalho propõe a criação do Parque do Córrego Vicente Pires, transformando a área degradada em um corredor ecológico integrado à cidade. O projeto busca recuperar o rio, promover a mobilidade sustentável e oferecer um espaço público acessível, resgatando a relação da comunidade com o ambiente natural e melhorando a qualidade urbanística da região.


Cidade habitada, Orla vivida: O cotidiano como motor da requalificação do Deck Norte

Aluno(a): Bruna Mota Sales – Matrícula: 190103663

Orientador(a): Flaviana Barreto Lira

Tema: Requalificação Urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cidade habitada, orla vivida: O cotidiano como motor da requalificação do Deck Norte” investiga a requalificação do Deck Norte, localizado no Lago Paranoá, em Brasília. A pesquisa parte da análise da ocupação da orla e da vivência cotidiana no espaço, fundamentando-se em conceitos de urbanismo sensível, direito à cidade e paisagem urbana. São utilizados como referências o Projeto Orla, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e legislações ambientais, com o objetivo de propor diretrizes que promovam a inclusão social, a valorização do espaço público e a preservação ambiental, transformando o Deck Norte em um território democrático e acessível.


Entre Fios e Memórias: A ex Fábrica Labor como espaço vivo de cultura e preservação

Aluno(a): Roberta Menezes Santos – Matrícula: 190126752

Orientador(a): Flaviana Barreto Lira

Tema: Patrimônio / Requalificação Arquitetônica | Tipo: Arquitetura

Descrição: Proposta de requalificação da antiga Fábrica de Tecidos Labor considerando sua transformação em equipamento cultural integrado à dinâmica urbana do bairro da Mooca.


Proposta de revitalização de Recife , cidade hidroviária

Aluno(a): Mônica Santos Requião – Matrícula: 190044535

Orientador(a): Frederico Flósculo Pinheiro Barreto

Tema: Requalificacao urbana | Tipo: Urbanismo

Descrição: Proposta de revitalização de Recife , cidade hidroviária


Expansão e Revitalização da Escola de Música de Brasília

Aluno(a): Emily Vurlod Ungaretti Pellegrin – Matrícula: 160021669

Orientador(a): Neander Furtado Silva

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Reimaginar e ampliar as instalações existentes da escola, promovendo um espaço que atenda às necessidades atuais de ensino e prática musical.


Núcleo Saúde: campus IFB Águas Claras

Aluno(a): Alice Reis de Oliveira Haikal – Matrícula: 211042514

Orientador(a): Ivan Manoel do Valle

Tema: Arquitetura Escolar | Tipo: Arquitetura


Centro de saúde e acolhimento de idosos

Aluno(a): Karina dos Reis Amaral – Matrícula: 200021478

Orientador(a): Erica Mitie Umakoshi Kuniochi

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Abrir projeto


Tech Hostel

Aluno(a): Lorena Adrielle de Souza Soares – Matrícula: 150136358

Orientador(a): Frederico Flósculo Pinheiro Barreto

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Proposta de um hostel localizado no PCTec, localizado no campus Darcy Ribeiro.

Banca: Ludmila Andrade

Abrir projeto


Centro Educacional e Esportivo

Aluno(a): Isadora Costa de Araujo – Matrícula: 202031520


Centro Multigeracional no Recanto das Emas: um olhar para espaços coletivos e a relação entre diferentes gerações

Aluno(a): Sarah Bezerra Barbosa – Matrícula: 160040078

Orientador(a): Oscar Luis Ferreira

Tema: Institucional | Tipo: arquitetura

Descrição: desenvolvimento do projeto arquitetônico de um Centro Comunitário Multigeracional, localizado na quadra 105 no Recanto das Emas – DF. O centro pretende oferecer um espaço de convivência e integração entre diferentes gerações, promovendo atividades educativas, culturais, recreativas e de lazer ao longo do dia, com ênfase em áreas livres para brincadeiras, oficinas e atividades comunitárias. A metodologia inclui análise urbana e diagnóstico do terreno e entorno, estudo de casos e fundamentação teórica para subsidiar as decisões projetuais. O projeto busca atender às demandas sociais locais, integrando funcionalidade, conforto ambiental e identidade cultural ao espaço proposto.


ÉTER

Aluno(a): Maria Eduarda Quincoses Spotorno Alves – Matrícula: 211035574

Orientador(a): Carolina Pescatori Candido da Silva

Tema: Institucional | Tipo: arquitetura

Descrição: Pavilhão sensorial que explora os cinco sentidos por meio da arquitetura. A proposta busca criar uma experiência imersiva, onde texturas, sons, aromas, sabores e elementos visuais se combinam para despertar uma conexão profunda com o espaço. O objetivo é criar uma arquitetura que atue como mediadora de experiências sensoriais, proporcionando uma percepção ampliada do ambiente e promovendo um diálogo entre corpo, espaço e percepção.

Abrir projeto


CEIland

Aluno(a): Ana Vitória Gomes Silva – Matrícula: 200014412

Orientador(a): Aline Zim

Tema: memorial e centro cultural | Tipo: arquitetura

Abrir projeto


Escola Montessori Raio de Sol: Proposta de arquitetura escolar infantil.

Aluno(a): Karine da Silva Fernandes – Matrícula: 211008521

Orientador(a): Ana Carolina Cordeiro Correia Lima

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Um projeto de uma escola pública fundamentada nos princípios da pedagogia Montessori, explorando a relação entre o ambiente construído e o processo de aprendizagem. A proposta busca criar um espaço preparado para estimular a autonomia, a exploração e o aprendizado ativo da criança. Para isso, a arquitetura da escola será pensada com ambientes flexíveis, ampla iluminação natural e uma forte conexão com a natureza, reconhecendo o espaço como um agente essencial no processo pedagógico.

Abrir projeto


Estação Tereza: Raízes e Rotas

Aluno(a): Gabriella Lima da Silva – Matrícula: 211008568

Orientador(a): Joara Cronemberger Ribeiro Silva

Tema: Arquitetura Comercial | Tipo: arquitetura

Descrição: O projeto propõe a criação de um espaço multifuncional em Terezópolis de Goiás, organizando o comércio gastronômico local e oferecendo suporte para viajantes. Além de valorizar a culinária regional, o espaço integra mobilidade e turismo, incentivando a exploração das atrações naturais da região.

Abrir projeto


Morar com sentido: Habitação de interesse social em Ceilândia

Aluno(a): Letícia Maria Silva Gomes – Matrícula: 202001503

Orientador(a): Bruno Campos

Tema: Habitacional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Proposta de estudo e intervenção urbana voltada para a compreensão do déficit habitacional e dos processos de segregação em Ceilândia, buscando alternativas projetuais que articulem habitação social, inclusão e valorização dos espaços coletivos.

Abrir projeto


No Eixo Hostel

Aluno(a): Isis dos Santos Rangeç – Matrícula: 211046193

Orientador(a): Ludmila Santos de Andrade

Tipo: Arquitetura

Abrir projeto


UnB e ESG: memórias de resistência e repressão na ditadura militar

Aluno(a): Luisa Cruz e Freire – Matrícula: 211008414

Orientador(a): Ana Clara Gianecchinni

Tema: Patrimônio / Requalificação Arquitetônica | Tipo: Arquitetura

Descrição: O trabalho irá tratar dos lugares importantes para a memória da ditadura militar no campus da UnB, por meio de intervenções físicas e da criação de um roteiro arquitetônico pelo campus Darcy Ribeiro, que culminará no parque criado na região das Ruínas da ESG e em um museu dedicado no mesmo local.

Abrir projeto


Jardim Participativo Moinho de Vento

Aluno(a): Leandro Ximenes de Sousa – Matrícula: 180038796

Orientador(a): Patrícia Gomes

Tema: Requalificação Urbanística | Tipo: Paisagismo

Abrir projeto


Casas da colina: condomínio familiar no Lago Sul

Aluno(a): Thiago Moysés Mariz da Silva – Matrícula: 160146551

Orientador(a): Ricardo Trevisan

Tema: Arquitetura habitacional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Proposta de complexo habitacional localizado no Setor de Mansões Dom Bosco para um casal de idosos, seus dois filhos e suas respectivas famílias. O projeto é norteado pelo conceito de genius loci, o espírito do lugar, e prima por uma arquitetura que não somente compreenda o sítio, mas que exalte suas caraterísticas físicas, climáticas, urbanas e culturais.


Semeando futuros: arquitetura escolar para a Vila Dnocs

Aluno(a): Daniel Sousa – Matrícula: 190086009

Orientador(a): Ana Carolina Cordeiro Correia Lima

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: O projeto surge como uma resposta à crescente demanda por infraestrutura urbana na região de expansão da Vila Dnocs, sobretudo na área educacional. Diante do crescimento do número de residentes e pensando no futuro, esse estudo propõe a construção de uma instituição de ensino que atendas as necessidades da comunidade. A ideia é criar um um espaço multifuncional e inclusivo, que integre práticas sustentáveis, tecnológicas e flexíveis para atender as necessidades da população local. Além disso, o projeto busca fortalecer os laços comunitários, tornando-se um ponto de encontro e convivência para alunos, professores e moradores da região.


CEMAC CEI: Complexo Memorial de Arte e Cultura de Ceilândia

Aluno(a): Ana Beatriz Felix Medeiros – Matrícula: 200056760

Orientador(a): Ana Paula Campos Gurgel

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: O projeto do Complexo Memorial de arte e cultura tem objetivo de desenvolver um local para celebrar a cidade de Ceilândia e sua cultura popular, como meio de devolver para a comunidade o acesso democrático à arte. Para desse modo, fortalecer o senso de comunidade e garantir a oportunidade de expressão, acesso à cultura e lazer na cidade periférica de Ceilândia.


Museu do Design Brasileiro

Aluno(a): Júlio Castilho de Campos Neto – Matrícula: 180104021

Orientador(a): Leandro de Souza Cruz

Tema: Institucional | Tipo: Arquitetura

Descrição: Criação de um Museu do Design Brasileiro em Brasília, com o objetivo de fomentar e valorizar as áreas de design gráfico, industrial e de mobiliário, seu papel cultural e seu valor como material artístico a ser apreciado, preenchendo o vazio de museus voltados especificamente para esta área no País.

Banca: Márcia Urbano Troncoso; Aline Stefania Zim