Prezada Comunidade da FAU,

 

A Direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) parabeniza o professor Carlos Henrique Magalhães de Lima e a arquiteta Júlia Huff Theodoro, egressos de nossa Faculdade, pela premiação do projeto “Pequena África: Território Akpalô”, contemplado com o segundo lugar em iniciativa vinculada ao fortalecimento do território cultural da Pequena África. Destacamos que o projeto premiado teve origem em trabalho desenvolvido no âmbito da Diplomação, quando Júlia teve a orientação do professor Ricardo Trevisan e a co-orientação de Carlos Henrique.

O projeto propõe intervenções urbanas integradas ao tecido urbano, com base em referências históricas e culturais locais, reafirmando a importância do urbanismo como instrumento de memória, justiça social e valorização das culturas afro-brasileiras.

A premiação integra o escopo da iniciativa Viva Pequena África, conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no âmbito de um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelos Ministérios da Igualdade Racial (MIR) e da Cultura, motivado pelo reconhecimento do Cais do Valongo como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 2017.

A FAU/UnB se orgulha de contar com egressos comprometidos com o enfrentamento das desigualdades e com a valorização da diversidade étnico-racial por meio da prática arquitetônica e urbanística. A premiação reflete o compromisso social e a potência transformadora da arquitetura como ferramenta de reparação histórica e construção de futuros mais justos. Os colegas serão convidados para ministrarem palestra na FAU para ampla apresentação do projeto premiado.

 

Atenciosamente,

 

Prof. Caio Frederico e Silva

Diretor da FAU-UnB.

 

faupremiada2025