Para: Comunidade da FAU

AssuntoBoas vindas ao semestre 2023-2

Prezados estudantes, professores e técnicos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,

É com grande alegria que damos as boas-vindas a todos vocês ao início de mais um semestre acadêmico na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). Estamos ansiosos para compartilhar um semestre acadêmico de aprendizado, com atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

À medida que nos reunimos, para mais um período de estudos, gostaríamos de anunciar e destacar algumas das atividades que estão planejadas para o nosso semestre, para que se envolvam e participem.

30 e 31 de Agosto e 1º de Setembro: Laboratório Colaborativo

Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Patrimônio e Artes, IX Seminário de Investigação, Ensino e Difusão. Evento em parceria com o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Atividade coordenada pelo PPG-FAU, coordenado pelo Programa de Pós-graduação da FAU. O evento ocorrerá no Auditório prof. Jayme Golubov da FAU UnB. A programação completa está disponível no site do PPG. Link:https://www.ppgfau.unb.br/

04 a 11 de Setembro: SeCa

A Semana do Calouro da FAU UnB (SeCa) é uma semana de atividades dedicada às boas vindas dos calouros. A SeCa é promovida pelo Centro Acadêmico da FAU (CAFAU), em parceria com a Direção e com a Coordenação de Extensão da FAU. A proposta da SeCa é a promoção da integração entre as turmas de arquitetura, seus professores e toda a comunidade da FAU. A programação contará com apresentação da estrutura da FAU aos calouros, aula magna, oficinas, rodas de conversa com ex-alunos da FAU e o encerramento com uma sessão de cinema. A programação completa está publicada no site da FAU:http://fau.unb.br/.

05 de Setembro:A construção da profissão.

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Distrito Federal (IAB.DF), com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) e patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), tem a honra de apresentar o projeto ''A construção da profissão: a história do campo da arquitetura e urbanismo através do acervo do IAB em Brasília''.A terceira edição será composta por duas palestras: “Acervos de arquitetura: potencial construtivo, potência histórica, ameaças e ativo cultural” e “A formação da profissão de arquitetura e urbanismo no Brasil”, ministradas por Paula André e Danilo Matoso. A atividade correrá no auditório prof. Jayme Golubov da FAU, às 19h.

26 a 29 de Setembro:Semana Escala.

A Semana Escala que integra aprogramaçãoda SemanaUniversitáriadaUnB(SEMUNI) daUniversidadede Brasília. Na FAU,estasemanaleva onomede Semana Escala econtarácom 53atividadesdeextensão(palestras,oficinas,visitaseoutrasatividades).TodasasatividadesforamsubmetidasaosistemadeExtensão. AsemanaserácoordenadapelosprofessoresCarlos Luna e RenanBalzani. Aprogramaçãocompletaserádivulgadaaolongodosemestre.

16 a 20 de Outubro:Semana da República Tcheca.

O evento contará com uma exposição sobre a Vila Tugendhat, projeto de Mies Van Der Rohe, a ser organizada na Galeria da FAU “Profa Christina Jucá”. Além disso, haverá palestras e o workshop “Shaping the LIGHT” com o arquiteto português Marco Maia, exibição de filmes e visita guiada à Embaixada da República Tcheca e da Eslováquia. O evento é organizado pelos professores Gabriela Tenório, André Costa, Renan Balzani e Ana Paula Gurgel, com equipe de cerca de 20 alunos da FAU em parceria com a Embaixada da República Tcheca.

26 de Novembro:ENADE.

A nossa Faculdade foi selecionada para a participação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) neste ano. As provas devem ser aplicadas no dia 26/11 e quase 300 alunos da FAU farão o exame. Desejamos sorte aos nossos alunos que sempre garantem uma excelente avaliação da FAU.

07 a 09 de Dezembro: V Seminário AEAULP.

O V Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Língua Portuguesa ( AEAULP) abordará o tema: “Proximidades distantes” por meio de quase 200 trabalhos científicos que trarão diversos assuntos correlatos à prática da arquitetura num contexto pós-pandêmico. O evento contará com palestras nacionais e internacionais, além de visita à Embaixada de Portugal, que também apoia o evento. A programação completa será apresentada no site do evento:https://proximidades.fa.ulisboa.pt/index.php/en/

14 e 15 de Dezembro: 2ºSINTAXE BRASIL.

A segunda edição do evento, organizado pelo Laboratório Configuração Arquitetônica e grupo de pesquisa DIMPU, reunirá pesquisadores da temática de todo Brasil e palestras internacionais.

23 de Dezembro: último dia letivo do semestre.

Por fim, desejamos um excelente e frutífero semestre acadêmico para toda a nossa comunidade, e convidamos a todos para, com responsabilidade, participarem das atividades programadas para o semestre. Reforçamos o convite para as boas vindas aos calouros, que ocorrerá  dia 04 de Setembro, segunda-feira, em dois momentos: às 8h (Diurno) e às 19h ( Noturno), no novo auditório da FAU Prof. Jayme Golubov.

Saudações da Direção da FAU,

Prof. Caio Silva e Profa Maria Claudia Candeia